Alergias. Primavera traz “concentrações elevadas” de pólenes

 Para esta semana, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) prevê “concentrações elevadas a muito elevadas de pólen atmosférico em todo o Continente”.

A primavera chegou hoje e, com ela, chegaram os ataques alérgicos. Para esta semana, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) prevê "concentrações elevadas a muito elevadas de pólen atmosférico em todo o Continente". Nos Açores o nível esperado de polénes atmosféricos é "moderado" e na Madeira os portadores de doenças alérgicas podem, literalmente, inspirar fundo já que o nível de pólenes é "baixo".

Segundo o boletim polínico disponibilizado pela SPAIC, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados nas regiões da Beira Litoral, Beira Interior, Alentejo, Lisboa e Setúbal. Por exemplo, em Lisboa, é esperado um predomínio dos "pólenes das árvores plátano, pinheiro, cipreste e carvalhos e das ervas urtiga e parietária".

Caso sofra de alergias, deverá ter um cuidado acrescido nestes dias. Por exemplo, a SPAIC sugere a utilização de óculos escuros. Manter as janelas fechadas e evitar atividades no exterior são outros conselhos simples que dão resultado. E, claro, fazer a medicação prescrita pelo médico.

Se quiser consultar o boletim polínico completo da SPAIC clique aqui