Inédito: Porto é pela primeira vez o distrito com maior procura imobiliária

Desde 2014, as intenções de compra no distrito do Porto aumentaram 17,5 pontos percentuais.

O distrito do Porto reúne, pela primeira vez, a maior fatia da procura imobiliária em Portugal. Em 2017, a procura neste distrito fixa-se em 39,6%, seguindo-se de Lisboa (23,1%) e de Faro (11,2%). Os dados foram revelados pela APEMIP.

Desde 2014, as intenções de compra no distrito do Porto aumentaram 17,5 pontos percentuais.

Para o Presidente da APEMIP, Luís Lima, estes números confirmam as suas previsões, e apesar de serem novidade, não surpreendem. “Há anos que digo que isto iria acontecer. Com a retoma do setor imobiliário, a procura focou-se numa primeira fase no distrito de Lisboa, e com tempo, tem vindo a deslocar-se para outros distritos, sendo que o do Porto é, neste momento, o que reúne a maior fatia da procura. O motivo central prende-se com a ausência de ativos e com o aumento dos preços de mercado em Lisboa, que fizeram com que as intenções de compra se dirigissem para o distrito do Porto, que ainda tem uma oferta de 39,6%, uma diferença considerável para o distrito de Lisboa, em que a oferta é de 10,1%. O mercado imobiliário é, de resto como os restantes negócios, motivado pela lei da oferta e da procura”, declara.

O representante das imobiliárias, acredita que no decorrer 2017, possa haver uma descentralização do investimento. “Hoje é o distrito do Porto que reúne o foco da procura, mas à medida que a oferta for diminuindo, a procura irá deslocar-se para outras regiões do País, promovendo uma maior descentralização do investimento imobiliário para locais que apresentam boas perspetivas de investimento. Neste momento, as mudanças no sector imobiliário ocorrem de forma muito rápida, uma vez que este é influenciado pelo stock existente em cada região” diz.

Luís Lima estima que em 2017 o mercado imobiliário português assista a um crescimento na ordem dos 30%.

Distritos com maior procura e oferta: