Fátima. Já há programa oficial da visita do Papa

 

Uma visita relâmpago. Ou melhor, uma peregrinação relâmpago. O Vaticano divulgou hoje o programa oficial da visita do Papa Francisco a Portugal. A chegada do sumo pontífice a Portugal está prevista para as 16:20 de dia 12 de maio, à base aérea de Monte Real. A partida está marcada para 15:00 do dia seguinte, 13, no mesmo local.

A agenda de Francisco está sobrelotada e inclui um encontro privado com Marcelo Rebelo de Sousa logo em Monte Real, logo após a chegada.

Depois, o papa será transportado para o estádio de Fátima de helicóptero por volta das 17:35. A viagem até ao santuário já será feita a bordo do icónico Papamóvel.

A visita à capela das Aparições deverá acontecer às 18:15. Depois disso o Papa recolhe-se na Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde vai pernoitar. Depois do jantar, que decorrerá em privado, o líder da igreja católica participa na Bênção das Velas, na Capelinha das Aparições. Depois de uma saudação aos peregrinos, o último ato do Papa previsto para o dia 12 é a recitação do santo rosário.

No dia seguinte, às 9:10, Francisco recebe António Costa. Após o encontro, o Papa visita a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e às 10:00 celebra a missa no santuário.

O almoço antes do retorno a Roma, num avião da TAP, decorrerá na companhia de bispos portugueses.