Rua Sésamo vai ter personagem com autismo

Programa é transmitido há 50 anos

Os responsáveis pelo programa Rua Sésamo, formato infantil transmitidos em várias partes do mundo, anunciaram esta semana a criação de uma nova personagem: Júlia, uma menina autista.

Esta personagem já aparece nas ilustrações impressas e digitais do programa infantil norte-americano, que é transmitido há 50 anos. Júlia, uma menina de cabelo cor de laranja, amiga do Monstro das Bolachas e de Óscar, vai aparecer pela primeira vez nas televisões dos EUA no início de abril.

"A grande discussão [dentro do programa] desde o princípio foi: 'Como fazemos isto, como falamos de autismo? É complicado porque o autismo não se manifesta de uma única forma, é diferente para cada pessoa”, disse Christine Ferraro, guionista da Rua Sésamo, ao programa 60 Minutos.

No seu primeiro episódio, Júlia será apresentada a Poupas, uma das personagens principais do programa. Este vai pensar que a menina não gosta dele, mas as outras personagens irão explicar-lhe que a menina é autista e reage de forma diferente.

Segundo dados divulgados no site dos hospitais e clínicas CUF, o autismo atinge cerca de 60 em cada 10 mil crianças. Em Portugal, o problema afeta cerca de 1 em cada 1000 em idade escolar. Este distúrbio neurológico é, na maioria dos casos, hereditário e está normalmente associado a predisposições genéticas. Há quem defenda que pode também estar relacionado com fatores externos, como questões pré-natais e anomalias na formação do cerebelo ou do hipocampo, lê-se no site da Federação Portuguesa de Autismo.