Indústria da Felicidade. Façam o favor de usar batom, tricotar e serem felizes

A busca da felicidade não é nova e para muitos é provável que estejamos a falar do estado de alma mais ambicionado desde sempre pelo ser humano. Há universidades a fazer estudos científicos sobre o tema; há milhares de aplicações que prometem ajudar a encontrar o bem-estar; existem sprays, batons e até mantas criadas com…

Um batom que ajuda a ser mais feliz? Oh yeahh!, já chegou

A promessa é clara: conseguir fazer com que as mulheres se sintam mais felizes, ainda que seja através da maquilhagem. Os já muito falados batons da felicidade chamam-se Oh yeahh! e a ideia é que tragam uma dose extra de felicidade através de uma combinação de ingredientes responsáveis por estimular a sensação de bem-estar. Desenvolvidos pelo The Happiness Institute, juntam ingredientes ricos em triptofano, que contribui para o bom humor. A fórmula faz com que os níveis de serotonina (responsável, entre outras coisas, por regular o humor, a ansiedade, o sono e a irritabilidade) aumentem.

Tricô: basta duas agulhas e um novelo para ser feliz

Muitos associam o tricô a senhoras com alguma idade, a fazer camisolas, cachecóis e gorros para crianças, mas a verdade é que este fenómeno também já chegou às camadas mais jovens. Existem vários grupos que se dedicam a esta prática, com o intuito de estimular sensações de satisfação e relaxamento. Foram até publicados livros sobre o assunto que divulgam a terapia por detrás desta prática. Estes também são comercializados em Portugal.

Livros de autoajuda conquistam lugar de destaque no mercado 

A busca da felicidade não é nova e os conselhos para chegar lá também não. No top dos produtos mais vendidos quando o assunto é conseguir viver melhor estão os livros de autoajuda. O livro “O Segredo”, escrito por Rhonda Byrne, por exemplo, chegou a ser o livro mais vendido em Portugal tanto em 2007 como em 2008. O best-seller foi traduzido em mais de 44 idiomas. Mas o que abriu a caixa de Pandora? Dale Carnegie que, nos anos 30, escreveu “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”.

Comida quentinha, saborosa e…confortável

Chefes conhecidos no mundo inteiro – como Jamie Oliver e Nigella Lawson – já se renderam a este conceito: comfort food (comida confortável, em português) é o termo usado para caracterizar a comida que nos deixa nostálgicos. Normalmente são pratos com muitas calorias e hidratos de carbono, como um empadão de carne (que a nossa avó faz todos os domingos) ou uma canja (que a nossa mãe nos faz quando estamos doentes). Existem centenas de sites com este tipo de pratos.

A manta que nos diz se estamos ou não felizes

Em 2014, a companhia aérea British Airways testou um tipo de mantas que ajudam a perceber se o passageiro está ou não satisfeito. De acordo com um comunicado da empresa, a manta tinha neurossensores e, com base na informação captada, ia mudando de cor consoante os níveis de relaxamento do passageiro: encarnado representava tensão e azul um estado de descompressão. A ideia parece ter sido esquecida, mas nunca se sabe quando poderá voltar a ser testada.

Life coaching: como ajudar a mudar a vida dos outros 

Há quem consiga de um dia para o outro mudar o rumo da vida e apostar no que parece ser o mais acertado ou o mais desejado no momento. Mas também há quem precise de um pequeno empurrão para começar um novo desafio, nem que seja para simplesmente começar a ir ao ginásio. No fundo, precisam de quem os guie ou estimule. Mário Caetano, por exemplo, apresenta-se como life coach e garante que, em nove anos, já ajudou cerca de 30 mil pessoas. Além de ter conseguido juntar 1500 pessoas no Coliseu de Lisboa, viu ainda o seu livro ter uma segunda edição imediata.

ASMR: os vídeos que nos deixam relaxados…e felizes

Autonomous sensory meridian response. Já ouviu falar nisto? Trata-se de uma sensação de relaxamento induzida por sons ou toques. Se pesquisar no YouTube, encontrará vários vídeos que prometem deixá-lo mais calmo, relaxado e… feliz. Segundo o site StatSheep, os vídeos ASMR desta plataforma têm mais de 2,9 milhões de visualizações. São poucos os vídeos criados por youtubers portugueses, mas a moda já chegou ao Brasil e tem muitos adeptos nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Livros para pintar assaltam tops de venda internacionais 

Os livros de colorir para adultos foram apresentados como a melhor terapia para combater o stresse. Desde cedo assaltaram os tops de vendas internacionais e até as próprias livrarias acabaram por ficar surpreendidas com tanto sucesso. A moda acabou por pegar de tal forma que rapidamente surgiram aplicações para telemóvel com o mesmo intuito. A publicação destes livros começou em 2012, mas foi em 2016 que a moda ganhou força, com mais de 300 mil exemplares vendidos.

Vai um pozinho de felicidade? Pode ser na roupa ou na sala 

Se pesquisarmos as palavras “happiness” (felicidade) e “spray”, encontramos uma série de essências que, alegadamente, nos ajudam a sermos mais felizes. A Happiness Scent, por exemplo, custa 11,50 euros e serve para dar um um cheirinho de felicidade à casa. Há até alguns sites que ensinam a fazer o seu próprio spray corporal. Nenhum destes produtos apresenta qualquer base científica por detrás das suas fórmulas.

Cursos para aprender a ser feliz? Sim, existem várias opções

Há muitas pessoas a perguntar se é possível o ser humano aprender a ser feliz e o que não faltam são exemplos de pessoas que dizem que sim. Muitas delas dão até cursos sobre o assunto. Pode encontrar na internet ou até optar por estar presente em sessões. Uma rápida pesquisa mostra que é possível, por exemplo, fazer um curso de 24 horas por 200 euros. Como funcionam? Quem os organiza garante que são ensinadas estratégias para introduzir no nosso dia-a-dia rotinas que nos fazem felizes.