Imóveis. Preços em Lisboa disparam e tendência é continuar a subir

O preço dos imóveis no Centro Histórico de Lisboa tem estado a aumentar. No segundo semestre de 2016 subiu 10%.

De acordo com a Confidencial Imobiliário, o preço dos imóveis no Centro Histórico de Lisboa subiu 10% no segundo semestre de 2016 face ao semestre anterior, continuando o percurso de clara valorização registado ao longo do ano.

“No primeiro semestre de 2016, a valorização semestral dos imóveis nesta zona tinha sido de 8%, revelou a Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa (IPCHL), área que integra as freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente. No total do ano 2016, o preço dos imóveis subiu 19% quando comparado com o ano anterior”, explicam.

A verdade é que os dados mais recentes mostram que esta trajetória ascendente já se verifica há cinco semestres, sem interrupção, “resultando numa subida de 46% nos preços nos últimos dois anos (i.e, no acumulado entre 2º semestre de 2014 e o 2º semestre de 2016).  Esta zona tem ainda valorizado a um ritmo mais elevado que a totalidade da cidade de Lisboa, que nos dois últimos anos apresentou uma valorização acumulada de 36% nos preços do imobiliário”.

De acordo com Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, há uma explicação para esta forte valorização: “deve-se, em parte, à forte procura por investimento nesta zona da cidade, onde se denota um robusto crescimento de projetos com usos turístico e de comércio e um crescente pendor de procura internacional”.

De acordo com a análise feita, no passado, foram transacionados 2.267 imóveis no Centro Histórico de Lisboa, num volume de investimento ligeiramente acima dos 700 milhões de euros: “O volume apurado inclui a venda quer de prédios quer de frações, reabilitados ou por reabilitar, nas áreas de habitação, retalho e serviços”.