Shaquille O’Neal em conflito com a ciência: “A Terra é plana!”

Antiga estrela da NBA acredita que os cientistas mentem: “Conduzo da Flórida à Califórnia e é uma reta a tempo inteiro!”

Não é o primeiro basquetebolista (ou antigo, no caso) a espantar o mundo com declarações deste género, mas é certamente o maior: Shaquille O’Neal, lenda da NBA e senhor de uns respeitosos 2,16 metros, acredita que a ciência tem mentido e que, na verdade, o planeta Terra é plano e não esférico. E justifica a sua teoria.

"Há três formas de manipularem a tua mente: pelo que lês, pelo que ouves e pelo que vês. Eu conduzo de costa a costa [dos Estados Unidos] e o caminho é plano. Por exemplo, vou da Flórida à Califórnia muitas vezes e o caminho é sempre plano. Não ando para cima e para baixo, como diz essa coisa da teoria da gravidade. Então, se a Terra é redonda, isso significa que a China está debaixo de nós? Não, não está: a Terra é plana", disparou o antigo craque norte-americano, em entrevista ao portal Yahoo.

E Big Shaq não se fica por aqui. Questiona, por exemplo, a teoria de que foi Cristóvão Colombo a descobrir o continente americano. "Na escola ensinam isso. Mas quando ele lá chegou, já lá andavam uns tipos de cabelo comprido a fumar os seus cachimbos. O que é que isto significa? Que o Colombo não descobriu a América", atirou.

Ainda há poucas semanas, Kyrie Irving, campeão pelos Cleveland Cavaliers no ano passado, disse exatamente acreditar que a Terra é plana – secundado por Draymond Green, dos Golden State Warriors – e que não gira em volta do sol. A declaração original de Irving chegou a ser interpretada como ironia e uma crítica às notícias falsas veiculadas nos Estados Unidos, mas o próprio jogador já voltou a assumir a sua posição: "Durante muitos anos disseram-nos que a Terra é redonda, mas se pensarmos sobre isso a partir do modo como viajamos, a forma como nos movemos, será que podemos realmente pensar em nós a rodar ao redor de planetas?".