16 startups Portuguesas na corrida do Free Electrons

451 startups de 51 países inscritas no Programa Mundial de Aceleração de startups  

Já terminaram as inscrições para o programa mundial de aceleração Free Electrons e foram recebidas 451 candidaturas vindas de todo o mundo. No total, foram apresentadas candidaturas provenientes de 51 países. Dos EUA foram recebidas 143 candidaturas, seguindo-se a Irlanda com 30, a Austrália com 27 e o Brasil com 24. De Portugal são 16 as startups que estão neste momento a ser avaliadas.

No inicio de abril serão conhecidas as 12 startups selecionadas para participar nos três módulos de aceleração, com duração de uma semana, que estarão focados na adoção de inovação pelas utilities. Os três módulos vão decorrer em São Francisco/Silicon Valley, Lisboa/Dublin e Singapura. 

A startup vencedora ganha um prémio monetário de 50 mil euros. 

Em janeiro a EDP juntou-se a mais sete utilities de países como a Austrália, Singapura, Alemanha, EUA e EAU para formar o consórcio que lançou o programa global de aceleração de startups. O Free Electrons procura recrutar startups ligadas à energia que impulsionarão a próxima geração de ideias em energia limpa, eficiência energética, mobilidade elétrica, digitalização e serviços de apoio ao cliente a pedido. 

O programa Free Electrons foi iniciado por oito utilities internacionais, AusNet Services, Dubai Electricity and Water Authority (DEWA), ESB (Electricity Supply Board), EDP (Energias de Portugal), innogy, Origin Energy, Singapore Power (SP) e Tokyo Electric Power Company (TEPCO), com o apoio de dois parceiros aceleradores, New Energy Nexus e a Swissnex San Francisco.

Uma abordagem vantajosa para ambas as partes As utilities e os aceleradores que apoiam o programa Free Electrons assumiram o compromisso de um futuro em que a energia é inteligente, limpa e acessível a todos. O programa Free Electrons foi desenvolvido para startups ligadas à energia com o objetivo de apurar ainda mais os seus produtos e serviços, com o potencial de os testar e desenvolver numa carteira de clientes global na ordem dos 73 milhões. Os líderes do setor disponibilizam os conhecimentos, recursos e acesso à sua carteira de clientes em troca de oportunidades de investimento e de parceria. 

Os parceiros do programa Free Electrons são líderes na transição de energia limpa, que operam em mais de 40 países, representando mais de 148 mil milhões de dólares norte-americanos em vendas combinadas e o acesso a mais de 73 milhões de clientes finais em todo o mundo.

A EDP, através da EDP Inovação, tem vindo desde 2007 a apoiar inovação e empreendedorismo no setor da energia, nomeadamente através da EDP Ventures (fundo de capital de risco corporativo), da EDP Starter (programa de incubação de negócios) e do desenvolvimento de diversos projetos piloto e de demonstração tecnológica. O Free Electrons leva agora as atividades da EDP na Inovação aos grandes polos de inovação a nível global.