PCP quer comissão eventual para avaliar dívida publica

O PCP quer ver o parlamento a debater o endividamento público e externo do país. Para fazer essa avaliação, os comunistas vão propor a criação de uma comissão eventual. O anuncio foi feito na Assembleia da República pelo líder da bancada comunista João Oliveira. 

No encontro com os jornalistas, o deputado voltou a afirmar a tese defendida pelo PCP sobre este tema: "O problema do endividamento público e externo coloca Portugal numa situação de dependência externa muito significativa e sobretudo com dificuldades em dar resposta a problemas económicos como o apoio aos setores produtivos".

Assegurou também que os comunistas continuam a defender a renegociação da dívida, lembrando que isso mesmo foi propostos há cerca de seis anos, pela primeira vez.

Com esta iniciativa, esclareceu, o PCP pretende institucionalizar, ao nível do parlamento, um "dos constrangimentos centrais que se colocam a Portugal”.

"O problema da dívida pública não é só um problema de todos os anos gastarmos oito mil milhões de euros que podiam ser gastos no desenvolvimento do país. É também o de gastarmos anualmente oito mil milhões de euros em juros da dívida para chegarmos à conclusão de que a dívida ficou na mesma", sustentou.

João Oliveira acredita que "nenhum grupo parlamentar ou partido se oporá" à constituição da comissão eventual, esperando consenso sobre a definição dos trabalhos a realizar.

O PCP já tinha, entretanto, agendado para a próxima quinta-feira um debate de urgência sobre dívida pública.