Turismo. Receitas do setor continuam a bater recordes

A receita do turismo continua a bater recordes e as expetativas é que a curva ascendente se mantenha ao longo deste ano.

“Em 2016, de acordo com os dados do INE, as dormidas em Portugal cresceram +9,6% face a 2015, atingindo um valor de 53,5 milhões. O mercado nacional fechou o ano com 15,2 milhões de dormidas, 28,5% do total, apresentando um aumento de 5,2%. O Mercado internacional – maioritariamente representado pelo Reino Unido, Alemanha, Espanha e França – atingiu um crescimento de 11,4%, representando 71,5% das dormidas, um total de 38,3 milhões de dormidas e o maior crescimento absoluto registado de sempre”, começa por referir o estudo de mercado WMarket2016.

A análise feita mostra ainda a importância do potencial do mercado americano que tem vindo a criar novas apostas dos operadores hoteleiros e companhias aéreas que procuram cada vez mais captar mais visitantes. Neste caso, o estudo destaca mesmo a criação do Programa Stopover, por parte da TAP, que pretende conquistar este mercado.

“Os Proveitos Totais também batem o seu recorde de sempre, pela quarta vez consecutiva, alcançando um total de 2.901 milhões de euros em 2016. Em termos percentuais registou-se a maior variação anual de sempre com +17,01%, mais 421,7 milhões de euros”, mostra ainda a análise.

Também o investimento no setor do turismo tem vindo a aumentar. Em 2016, registaram-se 43 novas unidades hoteleiras: “Em relação a aberturas, em 2016 registamos 43 unidades hoteleiras em Portugal, representando um aumento de 59% relativamente a 2015. 30% das novas aberturas foram na cidade de Lisboa, concentradas no núcleo central  e histórico da cidade, com algumas aberturas em artérias adjacentes que vieram adicionar 728 quartos à oferta hoteleira de Lisboa. Já o mercado turístico do Porto manteve estável o seu nível de inaugurações, registando a abertura de cinco unidades hoteleiras num total de 372 quartos. De destacar a expansão do Grupo Hotusa da cadeia Eurostars Hotels, que inaugurou os hotéis Eurostars Heroísmo e Eurostars Porto Douro”.