Oasis e Sleaford Mods no IndieLisboa

Documentários sobre as duas bandas britânicas compõem a secção que o festival de cinema independente dedica à música.

“Supersonic”, o documentário de Mat Whitecross que retrata a história da ascensão dos Oasis terá a sua única exibição nacional no IndieLisboa, que decorre entre os dias 3 e 14 de maio numa edição em que a programação se estende ao terraço do recém-inaugurado Cineteatro Capitólio/Teatro Raul Solnado, no Parque Mayer, além dos habituais espaços do Cinema São Jorge, da Culturgest e da Cinemateca. Produzido por Asif Kapadia e James Gay-Rees (“Amy”, Melhor Documentário nos Óscares de 2016), “Supersonic” reúne testemunhos da banda e de várias pessoas que acompanharam o percurso do coletivo britânico, a que se juntam imagens raras de bastidores.

Ainda na secção IndieMusic, que terá nove apresentações no Capitólio, será exibido “Bunch of Kunst”,  de Christine Franz, sobre a forma como os Sleaford Mods, pós-punk que Iggy Pop descreveu como “a maior banda de rock” destes tempos, tomaram de assalto o mercado musical, através da relação de Jason Williamson (antigo operário fabril) e de Andrew Fearn com o Steve Underwood, manager e editor da banda, que atuará também este ano no NOS Primavera Sound, no Porto, num concerto em que apresenta “English Tapas”, lançado no início deste mês.

E nesta edição em que o Indie homenageia os heróis independentes Jem Cohen e Paul Vecchiali, também a secção Director's Cut terá um pé na música, com a exibição de “Minute Bodies: The Intimate World of F. Percy Smith”, de Stuart Staples, vocalista dos Tindersticks.