Rota das Estrelas. O festival que mistura chefs, mercados, gourmet e bolo do caco

Arranca amanhã a oitava edição do festival gastronómico

Esta é uma festa com dois anfitriões: Il Gallo d’Oro e William. Os dois restaurantes madeirenses vão unir forças, sair da zona de conforto e mudar-se por uma noite para o Mercado dos Lavradores. O Funchal volta assim a ser palco de mais uma edição da Rota das Estrelas, um festival gastronómico que reúne na Madeira alguns dos mais importantes chefs de cozinha.

A jogar em casa, os chefs Benoît Sinthon do Il Gallo d’Oro e Luís Pestana, do William, vão ser acompanhados pelos visitantes já confirmados para o “Madeira Terroir”: Diego Guerrero do DStage (Madrid, 2 estrelas), Pepe Solla da Casa Solla (Valência, 1 estrela), Javier Olleros do Culler de Pau (Galiza, 2 estrelas), Henrique Sá Pessoa, do Alma (Lisboa, 1 estrela), Sergi Arola do Lab (Sintra, 1 estrela), Alexandre Silva do Loco (Lisboa, 1 estrela), Vítor Matos do Antiqvvm (Porto, 1 estrela), David Faure do Aphrodite (França), Paulo Morais do Rabo d’Pêxe (Lisboa), Olivier Barbarin do Château d’Audrieu (França), a chefe consultora Claire Verneil (França), Noélia do Noélia & Jerónimo (Tavira) e Paula Peliteiro do Sra. Peliteiro (Esposende).

Esta “fusão entre alta gastronomia, enologia, música e performance" junta assim 20 cozinheiros distribuídos por 18 bancadas, onde está prometida uma interação próxima entre chefs e público.

Mas a festa continua. De 25 a 28 de Março, o Il Gallo d’Oro recebe três jantares de degustação, pela mão de chefes portugueses e estrangeiros. O evento volta a terras madeirenses nos dias 23 e 24 de Junho, desta vez no William.

E como sem público,os jantares não ficam completos, aqui ficam algumas informações úteis: o jantar no Mercado dos Lavradores tem um preço de 140 euros com tudo incluído, o do dia 25 e 27 de Março no Il Gallo d’Oro custa 195 euros por pessoa e o do dia 28, 225 euros. Importante: Os seis pratos que compõem cada menu de degustação serão harmonizados por vinhos portugueses.