BE: “Estado português dá mais lucro do que o alemão”

Para o BE, está na altura de deixar de fazer diagnósticos “moralistas” sobre a origem da dívida e começar a olhar a sério para a sua renegociação.

BE: “Estado português dá mais lucro do que o alemão”

"Portugal só se endivida para pagar juros da dívida", acusou a deputada do BE, Mariana Mortágua, que frisa que há "uma pressão particular sobre Portugal", porque o BCE está a esgotar a quota de compra de dívida portuguesa. "Não porque o BCE tenha comprado mais dívida portuguesa, mas porque o empréstimo ao FMI conta para esta quota", sustenta Mortágua, que acha urgente o debate sobre a dívida.

"O Estado português dá um lucro superior ao do Estado alemão: 2,5 pontos percentuais do PIB", afirmou Mariana Mortágua, recordando que Portugal tem "o melhor saldo primário da Europa" e que isso se traduz numa sangria de recursos para alimentar a dívida.

"Todos os anos há um SNS inteiro  que vai diretamente para o pagamento dos juros da dívida e para o exterior", nota Mariana Mortágua, lembrando que o país está a pagar oito mil milhões de euros todos os anos em juros, suportando "juros da dívida pública dos mais altos da Europa".

Mortágua frisa que o país está "sempre sujeito a ataques especulativos ou a mudanças nas condições da política do BCE".

"Uma atitude responsável é procurar soluções para o país", defendeu a deputada do BE, assegurando que o seu partido propõe uma reestruturação que "salvaguarde os pequenos aforradores", mas não os grandes especuladores.