Seleção nacional de ténis em cadeira de rodas passa à próxima fase do mundial

A seleção nacional masculina de cadeira de rodas obteve hoje (quinta-feira) a sua primeira vitória na Fase de Qualificação Europeia do Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, ao derrotar a Irlanda por 2-1.

Portugal garantiu, assim, o 3º lugar no Grupo-3 e mantém-se em prova, ao contrário da Irlanda que fica pelo caminho.

Amanhã (sexta-feira), a partir das 14h30, a equipa nacional mede forças com a sua congénere da Estónia, para iniciar a segunda fase da competição, organizada pela Premier Sports e a Federação Portuguesa de Ténis (FPT), na Vilamoura Tennis Academy, no Algarve.

Nesta segunda fase, Portugal e Estónia juntam-se a Croácia e Lituânia no Grupo que irá decidir as posições finais do torneio entre o 9º e o 12º lugar. Em caso de vitória sobre a Estónia, será depois preciso defrontar ainda no último dia (Sábado) o país vencedor do confronto entre a Croácia e a Lituânia.

Quanto ao torneio principal, prossegue amanhã com as meias-finais a partir das 10h00 e, como se previa, as quatro nações primeiras cabeças de série irão medir forças entre si e lutar pelo título. Nas meias-finais, a Polónia joga com a Grécia e a Áustria tem a Hungria pela frente.

Recorde-se que só o país vencedor da final de Sábado irá apurar-se para a BNP Paribas World Team Cup Wheelchair Tennis, ou seja, a Fase Final deste Mundial, na Sardenha, em Itália, de 1 a 7 de maio.

No torneio feminino, a final será jogada já amanhã, também a partir das 10h00, entre a Suécia e a Suíça, e também só o país vencedor se apura para o Mundial em Itália.