África: Mais 116 milhões de crianças vacinadas

É uma das maiores campanhas do género alguma vez realizadas, aponta a Organização Mundial de Saúde

Mais de 116 milhões de crianças de  13 países da África Ocidental e Central vão ser vacinadas contra  poliomielite durante a próxima semana, anunciou hoje a ONU. Segundo a organização, este é mais um esforço para tentar erradicar a doença do continente. De acordo com um comunicado emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), esta é uma das maiores campanhas deste género alguma vez realizadas.

O programa de vacinação é dirigido a todas as crianças com menos de cinco anos do Benim, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Serra Leoa. A equipa de saúde responsável pela iniciativa, que também contará com voluntários, é composta por 190.000 profissionais da área que “trabalharão até 12 horas por dia, deslocando-se a pé e de bicicleta, muitas vezes com uma humidade sufocante e temperaturas superiores a 40 graus centígrados”, explicam a OMS e a Unicef.

A poliomielite ­ – também conhecida como ‘paralisia’ infantil – é uma doença que continua a subsistir no continente africano. “A erradicação da poliomielite será uma vitória sem precedentes, que não só salvará todas as futuras gerações de crianças de uma doença evitável, como mostrará ao mundo o que África pode fazer quando se une com um objetivo comum”, defendeu no mesmo comunicado Marie-Pierre Poirier, diretora para a África Ocidental e Central da Unicef.