Maior ritmo de crescimento

A economia da zona euro cresceu em março ao ritmo mais elevados dos últimos seis anos. Os dados da IHS Markit revelam também que a criação de emprego nos 19 países que partilham a moeda única está ao nível mais alto da última década. 

O Índice de Gestores de Compras PMI da IHS Markit subiu para os 56,7 pontos em este mês, quando em fevereiro passado se encontrava nos 56. Acima de 50 pontos o índice reflete auma evolução positiva a atividade económica.

"Esta aceleração do crescimento com o aproximar do fim do trimestre, assim como as tendências de novos negócios e maior apetite para contratar, sugere que este forte momento de crescimento será mantido durante o segundo trimestre", prevê  o economista-chave da IHS Markit, responsável pelo estudo.

O estudo aponta ainda para a maior subida do emprego da última década impulsionada pelo aumento de encomendas na indústria e serviços, em especial na Alemanha e em França, as duas maiores economias da moeda única.

“As melhores notícias chegam talvez de França, onde o crescimento superou o da Alemanha, fruto de uma maior procura interna”, afirmou Williamson. “O ressurgimento de França representa um alargamento da recuperação da região, muito necessitado, e ajuda a que a subida seja mais sustentada”, acrescentou o responsável em comunicado, citado pela agência AFP.