Cinco mil milhões de euros transferidos por engano

O banco kfw fez uma transferência de cinco mil milhões de euros “sem querer”. A instituição financeira, que pertence ao estado alemão, repetiu pagamentos múltiplas vezes a quatro bancos.

De acordo com a agência noticiosa Bloomberg, em causa esteve um problema técnico numa operação realizada em fevereiro. O kfw revelou que identificou o problema e que recuperou o dinheiro, sem qualquer prejuízo para a instituição.

"O KfW detectou o comportamento incorrecto do sistema muito cedo no processo, mitigou imediatamente a acção indesejada e iniciou os procedimentos necessários de análise das causas", revelou que o banco. "O erro foi rapidamente identificado e eliminado, e os pagamentos em excesso foram pedidos de volta", acrescentou o kfw.

O banco já tinha sido notícia pelo mesmo tipo de erro, em 2008, quando transferiu por engano mais de 300 milhões de euros para o Lehman Brothers, no dia em que este entrou em falência. Na altura suspeitou-se de fraude nesta transferência, mas concluiu-se que foi um erro.