Já é conhecida a identidade do atacante de Londres

Foi divulgado o rosto do autor do ataque da passada quarta-feira, na ponte de Westminster, em Londres.

Segundo as autoridades britânicas, o homem – que acabou por ser abatido pela polícia – chama-se Adrian Russel Ajao e teria várias alcunhas. "Identificamos o terrorista morto como Khalid Masood – sabemos agora que o nome de batismo era Adrian Russel Ajao", disse o chefe da polícia antiterrorista, Mark Rowley.

Adrian Russell Ajao nasceu no dia de Natal em Kent, Inglaterra, mas residia em Birmingham, West Midlands. Tinha 52 anos e era pai de três crianças, incluindo um menino de cinco anos. Era ainda professor, praticava bodybuilding e ter-se-á convertido ao Islão em data incerta, noticia o Daily Mail.

“Ele tinha um filho de cinco ou seis anos. Havia uma mulher que vivia com ele, uma mulher asiática. Ele parecia simpático, tratava do jardim e das ervas”, disse uma vizinha à imprensa internacional.

 “Quando vi as imagens na televisão e nos jornais reconheci o homem que costumava viver perto de mim. Ainda não consigo acreditar”, concluiu.

 O criminoso já tinha sido condenado por vários crimes, sendo que nenhum destes esteve relacionado com atos terroristas.

A primeira condenação remonta a novembro de 1983 por danos criminais. Tinha na altura 18 anos de idade. Já a última foi há 14 anos, em dezembro de 2003, pela posse de uma arma branca.

Recorde-se que quatro pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na sequência do ataque terrorista desta quarta-feira em Westminster.