GNR aperta cerco aos teimosos no meio da estrada

Nas autroestradas a infração é muito grave e tira quatro pontos à carta, tantos como não usar o triângulo ou encadear terceiros com os máximos. Condutores arriscam multa até 300 euros

É daqueles condutores que se esquecem de que existe uma faixa à direita até os sinais de luzes de um automobilista mais nervoso o recambiarem para o lugar devido? Até ao próximo domingo, arrisca-se a aprender a lição da pior maneira.

Depois de uma semana de sensibilização nas estradas nacionais, a GNR passou da palavra à ação e lançou hoje uma operação de fiscalização à circulação abusiva pelas vias do meio e da esquerda quando não exista justificação para tal. Os militares vão estar nas autoestradas, onde a infração é muito grave e tira quatro pontos à carta. Além disso, o Código da Estrada prevê uma multa até 300 euros.

A regra é clara no Código da Estrada, revisto pela última vez em 2015, e aparece logo no artigo 13.º, que define a posição de marcha. Os veículos devem circular pelo “lado direito da faixa de rodagem, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes”, determina a lei.

Os únicos motivos aceitáveis para andar na faixa do meio ou à direita são estar a ultrapassar ou a mudar de direção. Ou não haver lugar na faixa mais à direita. O mesmo artigo do Código da Estrada determina que a multa pode ir de 60 a 300 euros. 

Leia mais amanhã na edição impressa do i