Alerta. Estão a circular emails falsos das Finanças

Emails das Finanças pedem que dívidas sejam regularizadas

Alerta. Estão a circular emails falsos das Finanças

Já não é a primeira vez que isto acontece e agora a situação está a repetir-se. De vez em quando, surge no Portal das Finanças um aviso – “Alerta de ‘Phising’” – o que significa que está a receber emails falsos, enviados abusivamente em nome da Autoridade Tributária e Aduaneira a pedir que sejam pagas as dívidas ao fisco.

Algumas pessoas têm sido presenteadas com estas mensagens e, por isso, o fisco emitiu uma nota de alerta no seu site, a avisar que os emails em questão devem ser ignorados, pois são falsos.

Aos contribuintes é pedido que façam download de um ficheiro que daria seguimento ao processo para pagar as supostas dívidas. Contudo, o link remete para “conteúdo malicioso”.

Aparentemente, os emails são enviados pela AT, mas quando se atenta, entende-se que se trata de uma referência fora do comum. Segundo o Público, um dos casos a que teve conhecimento, o email acabava em (“@listadedevedores01.net”).

O contribuinte é informado de que tem dívidas ao fisco e que deve proceder “quanto antes à regularização da sua situação tributária” para poder sair da “Lista de Devedores”. E é mesmo referido o valor exato da dívida.

Num dos emails a que o Público teve acesso, o valor a regularizar seria de 2419,88 euros.

Recorde-se que em fevereiro as Finanças já tinham emitido um alerta semelhante.