OMS alerta: mais de 500 casos de sarampo na Europa desde o início do ano

Alemanha, França e Itália entre os países mais afetados

O alerta foi dado pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS): mais de 500 casos de sarampo foram reportados só este ano na Europa, afetando pelo menos sete países: Alemanha, França, Itália, Polónia, Roménia, Suíça e Ucrânia. Destes, a Itália e a Roménia são os países que mais concentram casos da doença – só esta última registou mais de três mil casos de 2016, com 17 mortes causadas.

O sarampo, refira-se, é uma das doenças infeciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave ou mesmo a morte. É evitável pela vacinação e está, há vários anos, controlada em Portugal, tendo a eliminação do vírus sido reconhecida pela OMS no verão do ano passado. Aliás, supostamente estaria sob controlo por toda a Europa, como lembrou a diretora regional europeia da OMS, Zsuzsanna Jakab: “O continente europeu registou avanços nos últimos dois anos para eliminar o sarampo. Até por isso, esta situação é preocupante."

Oficialmente, a transmissão do vírus já foi interrompida em dois terços dos 53 países da região europeia, mas continua endémica em 14 países. Consideram-se já protegidas contra o sarampo as pessoas que já tiveram a doença ou que têm duas doses da vacina, no caso dos menores de 18, e uma dose quando se trata de adultos. Nos últimos dias, a Direção-geral da Saúde (DGS) tem aconselhado a vacina a todas as pessoas que vão viajar ou participar em eventos internacionais – o Serviço Nacional de Saúde (SNS) garante o acesso gratuito às mesmas.