Câmara de Mafra manda fechar Surf Camp

A câmara Municipal de Mafra mandou encerrar a escola Surf Camp de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira.

contactado pelo sol, o ericeira surf service explicou que está a haver um despejo que já tinha sido planeado há bastante tempo mas que, devido a uma providência cautelar por parte dos proprietários do «ribeira surf camp», foi atrasado.

o ericeira surf service disse também que objectivo da câmara municipal de mafra é fazer um projecto no local e publicou também fotografias que mostram que a polícia cortou a estrada de acesso ao local.

ao sol, um elemento do departamento de comunicação da câmara de mafra confirmou a presença de polícia no local e explicou que está a decorrer uma posse administrativa do terreno. negou, porém, qualquer intenção de construção de prédios no local dizendo que esta medida da câmara faz parte do plano pormenor da praia de ribeira d’ilhas.

o advogado dos proprietários do «surf camp», josé vieira fonseca, explicou à agência lusa que a autarquia já os tinha notificado há cerca de duas semanas de que iria tomar hoje posse administrativa do local mas foi interposta uma nova providência cautelar, por parte dos proprietários. estes alegam que se trata de «uma expropriação ilegal porque o poder de expropriação, válido por um ano, caducou há dois ou três meses». neste sentido, josé vieira fonseca afirma que vai entrar no tribunal de mafra uma queixa-crime contra o presidente da câmara.

o processo de expropriação executado pela autarquia surgiu de uma divergência entre autarquia e proprietários, que discordaram do projecto de requalificação previsto para a praia e que queriam avançar com um outro projecto de construção de um novo ‘surf camp’.

em outras alternativas, o advogado afirmou agora que os proprietários informaram a câmara de que aceitavam o projecto, ainda que estejam contra a densidade de construção prevista no projecto da autarquia, englobado no plano de pormenor de ribeira d’ilhas.

como mostram as fotografias publicadas no facebook pelo ericeira surf service, estão elementos das forças de segurança no local – aparentemente da gnr –, sendo visível ainda uma carrinha da polícia marítima. noutra fotografia, vêem-se pranchas de surf e outros objectos amontoados, com a legenda «despejo…».

as obras estão orçamentadas em 710 mil euros e a intervenção vai incidir no reordenamento dos acessos à praia e do estacionamento, criação de percursos pedonais, aumento da praia, colocação de novo mobiliário urbano e nova iluminação pública.

vai ser criado também um pólo de apoio às actividades desportivas relacionadas com desportos de ondas, semelhante a um centro de alto rendimento, com a construção de estruturas de apoio a eventos nesta área.

ana.pereira@externo.sol.pt

(actualizada às 17h46)