Algarve. Este é o perfil do turista mais apaixonado pela região

O Algarve continua a ser um dos destinos de eleição para quem procura Portugal para fazer umas férias e a verdade é que a maioria dos turistas estrangeiros mostram intenção de regressar rapidamente depois de conhecer a região.

A conclusão faz parte de um estudo recente, “O perfil do turista que visita o Algarve”, que mostra ainda que o sul do país é avaliado de forma positiva por 98% dos turistas que visitaram o destino no ano passado.

“A avaliação positiva do destino Algarve é transversal aos vários perfis de turista, sejam eles tradicionais ou residenciais, alojados em qualquer uma das diferentes zonas da região e viajando dentro ou fora da época alta. Esta satisfação, combinada com um custo considerado acessível (69%), justifica a afinidade dos visitantes com a região”, explica o documento do Turismo de Portugal.

De acordo com os dados revelados por esta análise, feita pela Universidade do Algarve, os turistas residenciais permanecem, em média, 12,6 dias na região, sendo que a grande maioria já conhecia o Algarve (87%). Para além da casa própria, utilizam também o arrendamento privado (47%) que é reservado maioritariamente online (61%), no Booking.com (23%) ou no AirBnb (28%), sugerindo que cada vez mais o alojamento local ganha consistência e quota de mercado.

Já os turistas tradicionais procuram, na maioria, hotéis (53%) ou resorts (34%), onde ficam cerca de oito dias. “O turismo tradicional é sobretudo proveniente de Portugal (21%), Reino Unido (25%) e Alemanha (11%), enquanto o turismo residencial alberga nacionais (42%), britânicos (19%) e franceses (8%)”, assumem os autores do estudo.

Já em relação aos municípios mais procurados pode dizer-se que os turistas tradicionais procuram sobretudo Albufeira (42%), Loulé (12%) e Portimão (12%). Já os turistas residenciais mostram mais interesse por Faro (7%), Lagos (8%), Silves (7%) e Tavira (7%).