Malparado. Solução está a ser preparada diz vice-presidente da CE

Também Vítor Constâncio, defendeu que “são necessárias ações pelos países para introduzir reformas legislativas.

O vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis disse, este domingo que o problema do crédito malparado é “primeiramente uma responsabilidade dos Estados-membros”, mas que será preparado a nível europeu um modelo para conceber uma empresa nacional de gestão de ativos.

De acordo com o mesmo, para criar a tal é empresa é preciso “fazer uso da experiência das existentes no mercado dos Estados-Membros”, revelou o responsável pela estabilidade financeira.

Outra ação concreta é pedir à Autoridade Bancária Europeia que estude uma forma de padronizar os dados referentes aos créditos vencidos nos diferentes países, para que os investidores possam comparar os diferentes ativos problemáticos.

Também o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, defendeu que "são necessárias ações pelos países para introduzir reformas legislativas", em áreas como insolvência, a execução de colaterais e a melhoria do sistema judicial.

"A Comissão Europeia deve preparar um modelo para as empresas de gestão de ativos, baseado nas que já demonstraram boas soluções no passado, em Espanha, na Irlanda ou na Eslovénia", disse Vítor Constâncio, acrescentando que deve clarificar o que é que um país pode fazer dado o enquadramento legal europeu.