Fórmula 1. Hamilton vence GP da China

Piloto britânico iguala Sebastian Vettel na liderança do campeonato. Verstappen voltou a dar nas vistas por uma recuperação incrível

Lewis Hamilton foi o vencedor do Grande Prémio da China. O piloto britânico bateu Sebastian Vettel, igualando o alemão na liderança do Mundial de Pilotos, com 43 pontos – Vettel, recorde-se, havia ganho na Austrália.

Esta foi já a sexta vitória de Hamilton em Xangai, naquele que foi o seu 106º pódio na Fórmula 1, igualando o número de pódios de Alain Prost e passando a ser o segundo melhor de sempre na competição.

Um dos motivos de maior interesse da prova, porém, foi mesmo a impressionante recuperação de Max Verstappen. O jovem holandês da Red Bull arrancou no 16º lugar e ganhou 9 posições apenas na primeira volta. À volta 11 já era segundo, depois de passar Kimi Raikkonen e Daniel Ricciardo. Acabou por concluir a prova no terceiro posto.

Il fenomenale start di @Max33Verstappen – 8 sorpassi in partenza e le manovre su #Raikkonen e @danielricciardo @F1 #ChineseGP @redbullracing pic.twitter.com/qqkHegNkLr

— Manuel Codignoni (@shalafi81) 9 de abril de 2017

 

“Foi desafiante, acho que passei uns nove carros na primeira volta. Foi como um jogo de vídeo. Não tive muito tempo de pista para encontrar o melhor equilíbrio do carro porque mal fiz a qualificação. Não esperava terminar no pódio, só queria ter pista limpa", referiu Verstappen no fim. Com 25 pontos, o holandês é terceiro no Mundial de Pilotos, atrás apenas de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

No Mundial de Construtores, a Mercedes passa a ter 66 pontos, mais um que a Ferrari, enquanto a Red Bull tem 37 pontos.

Classificação Mundial de Pilotos:
1. Lewis Hamilton, 43 pontos
= Sebastian Vettel, 43 pontos
3. Max Verstappen, 25
4. Valtteri Bottas, 23
5. Kimi Raikkonen, 22
6. Daniel Ricciardo, 12
7. Carlos Sainz, 10
8. Felipe Massa, 8
9. Sergio Perez, 8
10. Kevin Magnussen, 4

Mundial de Construtores:
1. Mercedes, 66 pontos
2. Ferrari, 65
3. Red Bull, 37
4. Toro Rosso, 12
5. Force India, 10
6. Williams, 8
7. Haas, 4