Vídeo-árbitro. Tecnologia “assinala” penálti na Austrália… e fazia falta na Holanda (com vídeo)

Golaço não validado ao Willem II antes do PSV construir uma goleada por 5-0

Dois exemplos claros do impacto que a tecnologia do vídeo-árbitro pode ter no futebol. No campeonato australiano, o Wellington-Sydney terminou empatado (1-1), mas é o golo dos visitantes que merece destaque.

O penálti não foi visto em tempo corrido pelo árbitro da partida, mas o recurso ao vídeo-árbitro permitiu perceber que o defensor da equipa da casa havia, de facto, tocado na bola com a mão dentro da sua área. Um pormenor importante: o juiz do encontro não precisou sequer de sair do meio-campo para ver as imagens, acabando por aceitar os relatos que lhe chegaram presumivelmente do quarto árbitro depois de visionar as imagens.

Video hakem görmeye devam ediyor. Wellington-Sydney maçında, video hakemin verdiği penaltıyı gole çeviren isim Bobo oldu. pic.twitter.com/kDVtNql6J9

— Takım Oyunu (@takimoyunuorg) April 8, 2017

Por outro lado, da Holanda chega o caso oposto. O PSV Eindhoven goleou o Willem II por 5-0, mas antes do triunfo robusto começar a ganhar forma, a formação visitante apontou um verdadeiro golaço. O problema é que o árbitro entendeu que a bola não havia ultrapassado a linha na totalidade e não validou o golo. Com o recurso à tecnologia, tudo podia ter sido muito diferente…