Dois mil milhões de pessoas usam água potável com fezes

O uso de água potável contaminada causa mais de 500 mil mortes por ano

Quase dois mil milhões de pessoas ainda utilizam água potável contaminada com fezes. O alerta foi dado pela Organização Mundial de Saúde, que lembra que este fenómeno aumenta a vulnerabilidade a doenças como a cólera, e disenteria, tifoide e pólio.

“Estimamos que a água potável contaminada cause mais de 500.000 mortes por diarreia todos os anos”, pode ainda ler-se no comunicado da organização.

Garantir o acesso de todos a água e saneamento e garantir uma gestão sustentável dos recursos hídricos fazem parte da lista feita pelas Nações Unidas de 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis para 2030. De acordo com a OMS, este objetivo não poderá ser atingido "a menos que sejam tomadas medidas para utilizar os recursos financeiros de forma mais eficaz e aumentar os esforços para identificar novas fontes de financiamento". Para que isso seja possível, os investimentos em infraestruturas devem triplicar e atingir 114 mil milhões de dólares (107 mil milhões de euros) por ano. A OMS sublinhou a necessidade de encontrar novas formas de financiamento, tais como impostos, para que seja possível chegar a estes números.