BE afirma que “nada justifica” bombardeamento dos EUA no Afeganistão

“Que ninguém diga que pode compreender este ato de guerra ou que ele pode ter qualquer justificação”

BE afirma que “nada justifica” bombardeamento dos EUA no Afeganistão

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, afirmou esta quinta-feira, na Lousã, “que nada justifica os bombardeamentos no Afeganistão” por parte das Forças Armadas norte-americanas.

"Hoje (quinta-feira) e depois de já ter feito um ataque na Síria, tão mal explicado e sem nenhuma legitimidade, Donald Trump decidiu fazer um novo bombardeamento sem qualquer justificação”, afirmou Catarina Martins.

"Nada justifica estes bombardeamentos, nada justifica a violência a que assistimos hoje (quinta-feira no Afeganistão”, sublinhou a coordenadora do BE, adiantando ainda que também "é preciso dizer que Donald Trump mostra que é o que sempre disse que seria: uma ameaça aos direitos humanos no mundo. Nada do que faça pode ser compreendido de outro modo, que não como uma ameaça aos direitos humanos no mundo".

"Que ninguém diga que pode compreender este ato de guerra ou que ele pode ter qualquer justificação", apelou Catarina Martins, exigindo "uma condenação, sem nenhuma margem de dúvida, de toda a comunidade internacional, uma condenação pelo uso de arma de destruição maciça".

Recorde-se que os Estados Unidos utilizaram, esta quinta-feira, a bomba não-nuclear mais potente de sempre, apelidada como “a mãe de todas as bombas”, no Afeganistão contra o Estado Islâmico.