Morreu a mulher mais velha do mundo

Emma chegou a revelar qual o ‘segredo’ para a sua longevidade

Morreu a mulher mais velha do mundo

Emma Morano, a mulher italiana considerada a mais velha do mundo, morreu este sábado na sua casa, aos 117 anos, revelou o seu médico.

Emma nasceu a 29 de novembro de 1899. O seu 117º aniversário, comemorado na sua residência, na Verbania, no norte de Itália, foi acompanhado pela imprensa italiana. Na altura já via e ouvia mal, mas continuava lúcida e mantinha uma boa memória e um grande sentido de humor, dizem aqueles que com ela conviviam.

"Ela teve uma vida extraordinária e vamos lembrar-nos sempre da sua força para ir em frente", afirmou o presidente da câmara de Verbania.

Emma Morano foi considerada a mulher mais velha do mundo em maio de 2016, depois da morte da norte-americana Susannah Mushatt Jones, nascida a 06 de julho de 1899.

Em 2015, Morano atribuiu à sua longevidade a uma dieta especial: três ovos crus por dia. Depois de ter sofrido uma anemia, passou a comer dois ovos crus e 150 gramas de bife cru. Não comia legumes, nem frutas.

Já o seu médico atribui a longevidade da idosa à genética: “Toda a família dela viveu muitos anos. A sua dieta teria destruído o fígado da maior parte das pessoas, mas Emma até podia ter comido pedras que mesmo assim viveria muitos anos”, afirmou no ano passado.

A mulher italiana chegou a dizer também que atingiu aquela idade graças à sua força e resiliência: separou-se do marido violento em 1938, depois da morte do seu único filho, ainda bebé. A partir daí, trabalhou numa fábrica de sacos de serapilheira até aos 75 anos.

De acordo com o instituto norte-americano Gerontology Research Group, a atual mulher mais velha do mundo é Violet Brown, uma jamaicana nascida a 10 de março de 1900.