Raminhos fala sobre doença com que vive há anos

Humorista falou sobre o assunto no programa ‘Alta Definição’

O humorista António Raminhos esteve no programa da SIC ‘Alta Definição’ e falou sobre o problema de saúde com o qual vive há muitos anos: um transtorno obsessivo compulsivo.

“Eu tinha aqueles hábitos de lavar sempre as mãos e pensar obsessivamente em coisas que não me saíam da cabeça. A mania da limpeza que muitas vezes na família era encarado como ‘olha, lá está ele maluquinho’”, afirmou o humorista na entrevista com Daniel Oliveira.

António Raminhos disse que lavava as mãos tantas vezes que chegou a ter pele a cair. Para além disso, passava mais de uma ou duas horas no duche.

“Comecei a ler sobre o assunto, [o psicólogo] deu um nome à coisa e foi um alívio. Afinal isto existe, não estou maluco e é um problema com qual eu tenho de viver. Não vai desaparecer, eu gostava que desaparecesse, mas não vai (…) o que passa na cabeça [de um obsessivo-compulsivo] é como se o disco estivesse riscado, é eu saber que estou limpo mas não consigo deixar de fazer aquilo”, afirmou o humorista.

Raminhos diz que agora consegue identificar os sintomas e que as maiores ‘crises’ surgem quando passa por momentos de grande ansiedade.