Produção automóvel volta a aumentar

De acordo com os dados divulgados pela Associação de Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), o mês de março ficou marcado por um aumento da produção automóvel.

No mês em questão foram produzidas 14 293 novos veículos, o que representa um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período de 2016.

A ACAP destaca ainda que 96,6% dos carros fabricados em Portugal são para exportar e sublinha o peso que isto representa na balança comercial. O principal destino dos carros que são fabricados no país é a Europa, que absorve 78,8% da produção. Em destaque está a Alemanha (19,2%), Espanha (15,4%) e França (10,4%).

Produção desceu em fevereiro

Após uma ligeira subida em janeiro, os números da produção automóvel voltaram a cair em fevereiro. Nesse mês foram produzidas em Portugal, 11 401 novas viaturas, o que representa um recuo na ordem dos 21,7% em relação ao mesmo período do ano passado, altura em que foram produzidas 14 569, revelam os dados da ACAP. 

No mês de fevereiro, por tipos de veículos automóveis, só o fabrico de veículos pesados registou valores positivos (59,9%), sendo que a produção de ligeiros de passageiros e de veículos pesados registaram uma descida de 27,4% e 12,7%, respetivamente.