INE. Ritmo de crescimento do turismo abrandou em fevereiro

A hotelaria nacional registou um aumento no número de hóspedes e dormidas. Mas crescimento é menos expressivo do que em janeiro.

O turismo, as receitas provenientes do setor e os recordes que têm sido alcançados já fizeram muita tinta correr. Mas há novidades. O Instituto Nacional de Estatística (INE) mostra que, em fevereiro, a hotelaria nacional registou 1,1 milhões de hóspedes e 2,8 milhões de dormidas. No fundo, a comparar com os dados referentes ao mesmo período de 2016, representam subidas de 8,6% e 7,9%, respetivamente. Mas também representam uma desaceleração do ritmo registado no primeiro mês do ano: Janeiro fechou com subidas de 13,8% e 12,7%, em comparação com o período homólogo.

Analisando os dois primeiros meses de 2017, pode dizer-se que houve um aumento de 11% no número de hóspedes e de 10% no que respeita às dormidas.

De acordo com o INE, o verdadeiro motor para o setor foi a presença de turistas estrangeiros porque foi o mercado externo que contribuiu, em 81,3%, para o aumento do número total de dormidas. Já no que respeita ao mercado interno, também é de sublinhar que se registou um aumento (de 4,8%) “após três meses consecutivos de desaceleração”.

A liderar as nacionalidades que mais procuram Portugal continuam os turistas provenientes do Reino Unido, que foram responsáveis por 5,6% do crescimento registado nas dormidas. A acompanhar o Reino Unido está França, onde também há cada vez mais turistas interessados em Portugal. Já no caso da Alemanha, registou-se uma queda em fevereiro mas, ainda assim, tem uma quota de turistas em Portugal superior a 10%.

Já entre as novidades quando o tema é a procura por parte de turistas de outras nacionalidades está o crescimento do número de turistas brasileiros, norte-americanos e polacos. 

Em destaque no que respeita às regiões mais procuradas estão os Açores, com um crescimento de 14,3%.

Chineses são os que mais gastam A par do número de turistas, também é cada vez mais importante saber quanto é que os viajantes estão dispostos a gastar durante as viagens. De acordo com os dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), os turistas chineses voltaram a liderar o ranking dos viajantes que mais gastam. 

Em 2016, os turistas chineses gastaram 261 mil milhões de dólares (cerca de 245 mil milhões de euros) nas viagens que fizeram em todo o globo. A verdade é que esta nacionalidade lidera os gastos turísticos no estrangeiro já desde 2012.
Também o número de passageiros a sair da China aumentou 6% para 135 milhões. Entre os países que mais têm estado a beneficiar desta trajetória ascendente são o Japão, Coreia do Sul e Tailândia. 

Em segundo lugar neste ranking, estão os turistas norte-americanos. Neste caso, os gastos, em 2016, foram de 122 mil milhões de dólares (115 mil milhões de euros). Este valor representa um aumento de 8% em comparação com os montantes de 2015. A fechar o top 3 aparece a Alemanha com gastos na ordem dos 81 mil milhões de dólares (74 mil milhões de euros).