Cursos com quase total garantia de emprego

O presidente do Turismo de Portugal (TdP) revela que 87 em cada 100 alunos das escolas do TdP “têm emprego garantido”. Luís Araújo acrescenta que há cursos, como os cursos de cozinha e com componentes totalmente em inglês que “têm 100% de empregabilidade”. 

 Hoje é o Open Day, que serve serve para captação de novos alunos para as 12 escolas do TdP e Luís Araújo, citado pela agência Lusa, referiu que as escolas terão como “melhores cartões de visita” a elevada taxa de empregabilidade e o “bom momento do Turismo em Portugal”, notando ainda que o “esbatimento da sazonalidade e a valorização dos recursos humanos” levam os empresários do setor a fixar os trabalhadores.

Sob o lema ‘O teu futuro 5 estrelas está à espreita’, o evento tem programações diferenciadas (workshops, apresentações, animações) e na mira da captação estão os jovens de nível quatro (dos 17 aos 19 anos), e os de quinto nível (pós 12.º ano).

As escolas têm também formação contínua para pessoas que já estão no mercado de trabalho e, revela o responsável, a partir de outubro começam cursos “adaptados a novas realidades, com uma componente muito mais forte de ‘soft skills’, que tem a ver com comunicação, ‘storytelling’ (…) associadas a cursos mais técnicos”.

“Acreditamos e temos o ‘feedback’ (retorno) de todos os empresários de que é isto de que precisam”, diz Luís Araújo.