Proprietários querem arrendamentos de curto prazo

Arrendar a estudantes e apostar no alojamento local são as suas prioridades

Arrendar por curto prazo: é desta forma que os senhorios preferem fazer negócio com as suas casas. A ideia é que o período de arrendamento seja inferior a um ano. Esta é uma das conclusões do estudo da Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, que contou com a participação de 400 inquiridos que praticam diversos tipos de arrendamento, a curto, médio e longo prazo.

A principal conclusão do inquérito prende-se com a duração preferencial de cada contrato de arrendamento: 88% dos inquiridos afirmam preferir que as suas propriedades sejam arrendadas por períodos inferiores a um ano. Apenas 12% dos respondentes afirmam ter preferência pelo arrendamento por períodos mais longos. Trinta e cinco por cento dos inquiridos salientam ainda que o período preferencial se situa entre os seis meses e um ano.

Os resultados do estudo mostram também que mais de metade (60%) dos senhorios contam apenas com uma propriedade para arrendamento, com apenas 2% dos inquiridos a afirmarem ter mais de 15 casas para locação. Quando questionados sobre a forma como preferem arrendar a sua propriedade, 56% dos inquiridos afirmam preferir arrendar por quarto, a vários inquilinos em simultâneo

“Os resultados deste estudo mostram que os proprietários de imóveis têm preferência pelos estudantes, por se tratar de um tipo de arrendamento mais seguro e cómodo, quando comparado, por exemplo, com o arrendamento à semana a turistas, que envolve maiores encargos burocráticos e de logística”, revela André Rodrigues Pereira, country manager da Uniplaces em Portugal.

Devido à sazonalidade da procura por parte dos estudantes, 41% dos inquiridos afirmam combinar ambos os tipos de arrendamento (alojamento local e a estudantes) para otimizar a taxa de ocupação.