Incêndio no Gerês. Já foi reforçado dispositivo terrestre

A Proteção Civil já tinha admitido que as regiões norte e centro vão registar, esta quinta-feira, índices “elevados a muito elevados” de risco de incêndio.

Já foi reforçado o dispositivo terrestre de combate ao incêndio no parque Peneda Gerês que deflagrou ontem à noite. Ao início da tarde contava com 60 operacionais, mais 40 que os que se encontravam no terreno pelas 9h00, revelou a Proteção Civil.

De acordo com a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo “o helicóptero pesado acionado cerca das 8h30 teve que desmobilizar por falta de condições de segurança para operar devido ao vento forte que se faz sentir naquela zona”. Mas, de acordo com a mesma fonte, aquele meio aéreo “voltou a ser acionado às 12:h0 por estarem reunidas as condições para auxiliar no combate às chamas que mantêm três frentes ativas”.

Segundo o CDOS de Viana do Castelo “a frente de fogo que mais preocupa é que está virada ao lugar de Lourido, na freguesia de Entre Ambos-os-Rios, pela proximidade de habitações”. Anteriormente à Lusa, o responsável da proteção civil de Ponte da Barca, Inocêncio Araújo referiu que o vento “muito forte”, os “declives acentuados” e os “difíceis acessos” estava, a dificultar o combate ao incêndio.

Segundo aquele responsável “as três frentes estão viradas às povoações de Ermida, Germil/Lourido e Sobredo”, todas na área do Parque Nacional da Peneda Gerês. “O vento é muito forte e as chamas atingiram uma extensão enorme. Com o calor previsto para a tarde e se não forem reforçados os meios, sobretudo aéreos, para atacar e estancar as chamas vão propagar-se montanha acima e podem aproximar-se das povoações”, referiu.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) já tinha admitido que as regiões Norte e Centro vão registar, esta quinta-feira, índices “elevados a muito elevados” de risco de incêndio. De acordo com a informação da ANPC “destaca-se para os próximos dias a existência de um cenário desfavorável em termos de incêndios florestais”, assente em temperaturas máximas que podem atingir valores entre os 28 e os 30 graus na generalidade do território, “situação que poderá manter-se nos próximos três dias”.