Combustíveis descem na próxima semana

O problema é que os impostos, em Portugal, pesam 60% no preço final de cada litro.

Boas notícias para quem está a pensar em abastecer na próxima semana. Tanto a gasolina como o gasóleo deverão descer a partir da próxima semana.

Depois de três semanas de aumento – no total três cêntimos e meio a quatro cêntimos por litro – os consumidores vão poder assim contar com um pequeno alívio que, ainda assim, não compensa as últimas semanas, uma vez que as descidas deverão descer entre um e 1,5 cêntimos um cêntimo mais baratos por litro.

Feitas as contas, o preço médio do litro da gasolina 95 octanas simples deverá descer para 1,481 euros, uma vez que actualmente se encontra nos 1,491 euros, segundo os dados disponíveis no site da Direcção Geral de Energia. Já o preço do litro do gasóleo simples deverá descer dos actuais 1,259 euros para 1,249 euros. 

Os últimos dados de Bruxelas mostram que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o 7º mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 8ª posição entre os 28 países do espaço comunitário. O problema é que os impostos, em Portugal, pesam 60% no preço final de cada litro.