A Juventude Europeia volta a Braga

Na sua quarta vez na cidade, o Parlamento Europeu dos Jovens reúne cerca de 120 participantes de todo o Continente

Uma das maiores plataformas de debate intercultural europeias está de volta à cidade de Braga, pela quarta vez. O último evento organizado na cidade, o Fórum Euro-Ibero-Americano em agosto de 2016, foi o vencedor nacional do Prémio Carlos Magno para a Juventude. O grande interesse e apoio à juventude demonstrados pela cidade terão estado na base da escolha da cidade como anfitriã da 36ª Sessão de Seleção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens Portugal. 

Os principais objetivos do Fórum são a sensibilização da juventude para a importância de uma participação ativa na cidadania europeia, estabelecendo o contacto com os mais variados temas discutidos na atualidade europeia e até mundial, bem como a aquisição de soft skills transversais a várias áreas disciplinares que são valiosas para o trabalho em equipa tanto no evento como, futuramente, no mundo profissional.

No final do Fórum serão selecionados 6 estudantes do Ensino Secundário que irão representar Portugal na Sessão Internacional a realizar-se em Tbilisi, Georgia, no próximo mês de novembro. Mais ainda, outros três grupos de delegados terão a oportunidade de participar noutras sessões no estrangeiro, mais especificamente na Suíça, França e Noruega. A escolha baseia-se no trabalho realizado pelas seis comissões – cada uma constituída por oito alunos e um coordenador –, que criam moções de resolução sobre tópicos da atualidade europeia, de acordo com competências parlamentares que lhes são atribuídas.

Tendo como tema principal “Ações – Baricentros da Sociedade Assimétrica”, os tópicos a debate estarão relacionados com as várias clivagens e desequilíbrios presentes na sociedade, tais como a corrupção, a gentrificação, a saúde mental, o controlo de fronteiras, as “fake news”, a gestão das pescas e a estratégia de defesa europeia.

A Cerimónia de Abertura oficial que teve lugar esta manhã no Mosteiro de Tibães, contou com a presença de diversas entidades locais que apoiam o evento, tais como Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, José Manuel Fernandes, Eurodeputado, Carolina Macedo dos Santos, Presidente da APPEJ, Ana Cerqueira e Mafalda Rodrigues, da Comissão de Organização, e Anna Hagarová, Presidente da sessão.

Em 2015, realizaram-se por toda a Europa 592 eventos que envolveram 35 000 jovens, mais de 3000 voluntários, 1400 escolas e algumas personalidades da política europeia. República Checa, Turquia, Suécia, Suíça, Holanda, Áustria, Ucrânia, Espanha, Polónia, Reino Unido, Finlândia, Itália e Bélgica são as nacionalidades que se irão reunir na 36ª Sessão de Seleção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens Portugal.

European Youth Parliament (EYP), ou Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ) em português, é uma organização educacional independente e apartidária, ativa desde 1987. Atualmente, é uma das maiores plataformas europeias para o debate político, encontros interculturais, trabalho de educação de pares e partilha de ideias entre jovens na Europa. Feito por jovens para jovens, são estes que têm vindo a construir e moldar o projeto há 30 anos. 

Enquanto rede de associações independentes, o PEJ está presente em 40 países europeus e organiza quase 600 eventos todos os anos. A rede EYP organiza mais de 1500 dias de atividades por ano, que alcançam perto de 35.000 participantes.

Milhares de jovens são voluntários ativos por toda a Europa, tornando o PEJ num programa verdadeiramente feito por jovens, para jovens. A Fundação Schwarzkopf, com sede em Berlim, é a organização guarda-chuva, a nível internacional, do EYP.

A Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ) é a representante do PEJ em Portugal. É um caso de sucesso europeu, sendo um dos Comités Nacionais mais antigos, com muita experiência e qualidade organizacional e académica ao nível dos melhores países europeus. 

A APPEJ é financiada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelas taxas de inscrição dos participantes, o que lhe permite não ter dívidas e ainda conseguir ter um fundo de maneio próprio. Todos os eventos da APPEJ são realizados por jovens voluntários que pretendem consciencializar acerca da importância do exercício pleno dos seus direitos enquanto cidadãos.