Ataque a base militar no Afeganistão resulta em mais de 100 mortos

Este será o mais mortal de todos os ataques alguma vez realizados a bases militares afegãs

Terá subido para 140 no número de soldados afegãos que foram mortos esta sexta-feira num ataque de rebeldes talibãs a uma base do exército afegão, no norte do país.

Segundo a agência Reuters, os atacantes estavam disfarçados com uniformes militares e terão sido 10 os que entraram na base abrindo fogo contra a maioria dos soldados desarmados que estavam a meio de uma refeição.. Considera-se ser o mais mortal de todos os ataques a uma base militar no Afeganistão.

Nas últimas declarações, citadas pela agência, o ministro da Defesa fala de “mais de 100 soldados mortos” mas um oficial da cidade de Mazar-i-Sharif,  onde se deu o ataque, referiu que podem chegar aos 140 os mortos, além dos feridos. Números divulgados sob anonimato já que o governo ainda não revelou qualquer dado oficial.

Já dos oficiais dos Estados Unidos chegavam números, esta sexta-feira, que apontavam para 50 mortes vários feridos.

A insurgência talibã, que já dura há décadas, é uma das maiores lutas enfrentadas pelo governo afegão e respetivos aliados internacionais.

A base é a sede para o Exército Nacional Afegão 209º, responsável por grande parte do norte do Afeganistão, incluindo a província de Kunduz, onde houve pesados ​​combates.  

O porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, disse em comunicado que o ataque foi a retribuição pelo recente assassinato de vários líderes talibã no norte do Afeganistão.