Ministra fala em registo anormal de número de incêndios

Constança Urbano considera que “somos os primeiros agentes de proteção civil” 

Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, considerou este sábado, em Cinfães, que Portugal tem registado um anormal número de incêndios fora da época de risco máximo. Sublinhou, porém, que se tem verificado uma "boa capacidade de resposta operacional" no país, cita a TVI 24.

A ministra explicou que: "Os números são preocupantes porque neste primeiro trimestre tivemos um número anormalmente elevado de ignições. Neste momento, temos tido uma boa capacidade de resposta operacional, como se tem verificado, apesar do elevado número de ignições".

Para Consrança Urbano de Sousa o elevado número de incêndios fora da época de risco máximo não se deve apenas às condições meteorológicas adversas e propícias à propagação de fogos: " É necessário que as pessoas tenham consciência de que nestas alturas, embora não estejamos na época de risco máximo de incêndios, também se devem adequar comportamentos, nomeadamente no que diz respeito às queimadas e outro tipo de comportamentos que podem originar incêndios de alguma dimensão."

A representante do governo disse ainda, aquando da inauguração do novo quartel de Bombeiros em Cinfães que "somos os primeiros agentes de proteção civil. Temos de interiorizar que a proteção civil começa em cada um de nós".

O investimento global no quartel dos Bombeiros de Cinfães rondou os 1,4 milhões de euros, suportados maioritariamente por fundos comunitários.

Segundo a TVI 24, para além da comparticipação comunitária, o investimento no quartel contou ainda com um investimento de cerca de 165 mil euros por parte do Município de Cinfães e de 260 mil euros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cinfães.