Petição pela vacinação obrigatória já reuniu mais de 10 mil assinaturas

Francisco George será ouvido esta semana no parlamento

A petição em defesa da vacinação obrigatória já reuniu mais de dez mil assinaturas.

A petição, que foi lançada há menos de uma semana, defende “a obrigatoriedade da vacinação de todas as crianças”.

"Por uma questão de saúde pública, não queremos que exista um retrocesso civilizacional no que à evolução médica diz respeito", refere a petição, que já conseguiu o número de assinaturas necessário (mais de quatro mil) para que o assunto seja debatido na Assembleia da República.

A vacinação obrigatória entrou na agenda política na sequência da morte de uma jovem com sarampo. O PS já anunciou que vai promover, no parlamento, várias audições com especialistas nesta matéria e não coloca de lado a hipótese de avançar com uma proposta nesse sentido.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu que “essa questão da obrigatoriedade, em nome da defesa da saúde pública, deve ser considerada”.

O Bloco de Esquerda é mais cauteloso e prefere avançar, para já, com um projeto de resolução para que o governo promova uma campanha de informação sobre a vacinação. O deputado Moisés Ferreira, em declarações ao SOL, defendeu que “a questão da obrigatoriedade é uma discussão a ter de forma ponderada, porque terá outras consequências, nomeadamente penalizações”.

O Diretor-geral da Saúde Francisco George vai ser ouvido na quarta-feira no parlamento sobre o surto de sarampo e os deputados vão questioná-lo sobre a vacinação obrigatória.