Prémios aos trabalhadores pagos em abril

O BPI pagou este mês prémios aos trabalhadores, como tem sido prática nos últimos anos. A remuneração variável tem um valor mínimo superior a 300 euros e foi paga a 12 de abril.

A decisão sobre este pagamento – que será feito 50% em dinheiro, de imediato, e os restantes 50% de forma diferida no tempo – oi tomada pela comissão executiva do banco, liderada por Fernando Ulrich.  

O responsável deixa as funções de presidente executivo esta semana, depois do espanhol Caixabank ter assumido o controlo da instituição financeira.

Na quarta-feira há assembleia-geral (AG) de accionistas do BPI. Esta servirá para aprovar as contas de 2016 – ano em que a instituição financeira teve lucros de 313,2 milhões de euros, mais 32,5% do que em 2015 -, e a aplicação de resultados.

A reunião que tem ainda um ponto respeitante à remuneração variável a ser paga à comissão executiva que termina mandato. Segundo a proposta feita peça comissão de remunerações, o maior valor será para Ulrich (465,5 mil euros).

Já António Domingues, vice-presidente do BPI durante parte do ano de 2016, antes de assumir funções como presidente da Caixa Geral de Depósitos (num curto e polémico mandato de quatro meses), receberá 106,7 mil euros.

Na AG serão deliberados os novos órgãos sociais para o triénio 2017/2019, esperando-se que sejam aprovados sem percalços tendo em conta que o Caixabank tem a grande maioria do capital. Em fevereiro o banco espanhol passou a controlar o BPI ao conseguir ficar com quase 85% do capital social na sequência da Oferta Pública de Aquisição (OPA).

O espanhol Pablo Forero será o novo presidente executivo, substituindo Fernando Ulrich, que passará a presidente do Conselho de Administração ('chairman') do banco. Artur Santos Silva, fundador do BPI e atual 'chairman', ficará como presidente honorário do Banco BPI e presidente de uma nova comissão dedicada à responsabilidade social.