Oferta complementar é importante

O presidente executivo do Grupo Pestana considera importante que destinos como Lisboa e o Porto tenham oferta complementar a segmentos diferentes da hotelaria tradicional. 

A airbnb, alojamento local e hostels “são formas concorrenciais mas necessárias para construir um destino cosmopolita e sustentável", afirma José Theotónio.

O responsável diz ainda que seria importante haver um nivelamento nas exigências que são feitas aos diferentes tipos de alojamento turístico. "Não é serem iguais, é não terem discrepâncias tão grandes", sublinha em entrevista ao Jornal de Negócios e Antena 1.

José Theotónio considera também positiva a abertura de uma ligação aérea direta entre a China e Portugal mas alerta que ao mesmo tempo que será necessário um grande esforço de adaptação à atração de turistas daquele país.

A adaptação ao mundo da economia digital é outro desafio para o setor, uma vez que, diz o responsável, é preciso ter escala para vingar neste mundo em que as empresas tecnológicas se estão a apropriar de uma grande parte do valor criado.

O CEO aponta ainda que o acordo do Grupo Pestana com Cristiano Ronaldo é uma verdadeira parceria. Madrid e Nova Iorque serão as próximas cidades a receber hotéis Pestana CR7.