ASAE encerra em média um restaurante por dia

Principais infrações prendem-se com falta de higiene, diz a ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ordenou o encerramento de 747 estabelecimentos de restauração e bebidas desde 2015, o que dá uma média de um estabelecimento por dia. Os dados são revelados pelo Jornal de Notícias esta segunda-feira.

Segundo o diário, que cita números cedidos pela ASAE, em 2015 foram encerrados 370 estabelecimentos, no ano passado 297 e nos primeiros três meses deste ano a autoridade já fechou 80 espaços.

As principais infrações nos restaurantes são o “incumprimento dos requisitos de higiene, a falta de implementação de um plano de HACCP, a não realização das comunicações prévias exigidas, a inobservância dos requisitos das cozinhas, copas e zonas de fabrico e o não cumprimento de regras de comercialização “, apontou fonte da autoridade ao diário.

Em 2015 e 2016 a ASAE fiscalizou 20 700 estabelecimentos. Além dos encerramentos, os inspetores da ASAE multaram uma média de 2700 estabelecimentos por ano – cada multa pode oscilar entre os 300 e os 180 mil euros, dependendo do tipo de empresa e da gravidade da infração. Nos últimos dois anos, foram ainda instaurados 1096 processos-crime.