Carros Elétricos. Vendas aumentam 135%

Nos primeiros três meses do ano foram vendidos 369 carros elétricos em Portugal. O número corresponde a um aumento de 135% por comparação com o mesmo período de 2016 e a quase metade das unidades comercializadas no total do ano passado: 756.

O Renault Zoe foi o carro elétrico mais vendido no primeiro trimestre do ano, com 182 veículos, um valor que equivale a um crescimento de 1900%. Em segundo ficou o Nissan Leaf com 113 unidades vendidas, mais 28% que no período homólogo.

Em terceiro o BMW I3, com 46 unidades. Neste último caso, segundo os dados Associação Automóvel de Portugal (ACAP) e citados pelo ‘JdN’, são menos 4% que nos primeiros três meses de 2016.

Seguiu-se o Kia Soul (seis unidades) o Volkswagen Up (três), o Volkswagen Golf (duas) e o Hyundai Ioniq (uma). Os dados destacam também um aumento nas vendas dos híbridos eléctricos (27,4%) e dos híbridos não eléctricos (mais 104%).

O cheque de 2250 euros do Estado para a compra de um carro eléctrico – disponível para as primeiras 1000 unidades vendidas no país este ano – é uma das razões apontadas pela Associação de Utilizadores de Veículo Eléctrico (UVE) para o aumento das vendas). Apesar do atraso inicial na atribuição do cheque, o processo teve início em meados de fevereiro.

A UVE aponta também como fator a evolução da rede de carregamento na via pública. Atualmente existem mais de 500 postos de carregamento em Portugal, correspondendo a 1250 tomadas. Além dos postos de carregamento normal, também estão a ser instalados mais de 50 postos de carga rápida em cidades e auto-estradas do País.

"Até há pouco tempo a rede não permitia a confiança que hoje transmite. Eu sei de pessoas que compram carro eléctrico porque já têm confiança para viajar", disse ao ‘JdN’ o presidente da UVE, Henrique Sanchéz.