Carlos Bilardo: “Sou contra a violação, mas há mulheres que provocam”

Entrevista do selecionador campeão do mundo em 1986 está a causar muita polémica na Argentina

O antigo selecionador argentino Carlos Bilardo, campeão do mundo em 1986, teve uma declaração que está a causar enorme polémica na Argentina, a respeito da forma como as mulheres se vestem.

"Sou contra a violação, contra isso tudo, mas há mulheres que se vestem bem e há mulheres que se vestem de forma provocante. Na praia sim, podem ir como quiserem. Agora na rua não podem andar como querem. As raparigas jovens incitam a isso, usam saias curtas, abaixam-se para apanhar um papel e vê-se as cuecas. Têm de se vestir melhor. Claro que os violadores não têm o direto de tocar nas mulheres, mas é lógico que alguns não o consigam evitar. Se estou num autocarro e vejo uma senhora, uma mulher ou uma jovem que usa um sutiã abaixo dos mamilos, como posso evitar olhar para ali?", referiu Bilardo, em entrevista ao canal América 24.

A peça foi transmitida este domingo e desde então suscitou já muitas reações, num dos países com uma das maiores taxas de violência doméstica do mundo – média de uma morte a cada 18 horas. Só nos dois primeiros meses de 2017 foram assassinadas 58 mulheres. Laura Ubfal, conhecida produtora de espetáculos, apelidou Bilardo de "ignorante", realçando que a violação "nunca, nunca, nunca pode ser culpa da vítima". Já Raquel Vivanco, líder do movimento Mulheres de la Matria Latinoamaericana (MuMalá), exigiu ao antigo técnico de 78 anos que se retrate de declarações que "fomentam a cultura de violação e violência contra as mulheres".