Cannes. Novo filme de Pedro Pinho na Quinzena dos Realizadores

“Fábrica de Nada” é a segunda longa de ficção do realizador português.

“Fábrica de Nada”, a segunda longa-metragem de ficção de Pedro Pinho, terá a sua estreia internacional na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes, que arranca a 17 de maio para a sua 70.ª edição.

Produzido pela Terratreme com apoios do Instituto do Cinema e do Audiovisual e da RTP, “Fábrica de Nada” conta a história de um grupo de operários que, numa noite, descobre que a administração está a roubar máquinas e matérias-primas à própria empresa e que, perante isso, decidem organizar-se para proteger os equipamentos e impedir o deslocamento da produção.

Depois de “Um Fim do Mundo”, estreado em Berlim em 2013, com este seu mais recente filme, que a produtora descreve como “um hino à impotência destituinte e um musical lamentável”, Pedro Pinho convida-nos a “repensar o papel do trabalho num tempo em que a crise se tornou a forma dominante de governo”.

Além de “A Fábrica de Nada”, a Terratreme faz-se representar em Cannes com um outro filme, “Los Perros”, uma coprodução entre Portugal, França, Chile, Argentina e Alemanha realizada pela chilena Marcela Said, selecionada para a Semana da Crítica, outra secção paralela do mais conceituado festival de cinema do mundo.