Quer fazer a barba? Há barbearias para todos os gostos e feitios

Umas com música ao vivo, outras com tatuadores de renome, há as que servem um copo e as que mantêm a classe do passado. Com ofertas e personalidades diferentes, todas partilham o amor pela arte de barbear. O truque está nas mãos de quem sabe e o i foi espreitar algumas das mais curiosas barbearias…

Lisboa 

Bardot Hair Saloon & Barber

Rua Nova da Piedade, São Bento

Pegaram num antigo estabelecimento de cabeleireiros que nada tinha a ver com o que encontramos hoje. Dizem ser um espaço do bairro, aberto a toda gente. A Bardot Hair saloon and Barber é um espaço cheio de luz, com uma decoração clean e minimalista. Bardot vem da homenagem à atriz Brigitte Bardot, que encaixa no estilo “vintage” do espaço. Para os sócios a prioridade é o cliente sair satisfeito. O conceito centra-se na ideia de que homem e mulher possam sentir que lhes é oferecido o mais personalizado dos serviços de acordo com o seu sexo, só que em vez de irem a dois estabelecimentos diferente, partilham esse momento no mesmo espaço.

Lisboa

Barbearia o Purista

Rua Nova trindade, Chiado

O lançamento da cerveja de abadia belga milenar, Affligem, foi o ponto de partida para que a barbearia abrisse. O lugar é diferente do que se espera de uma barbearia, há uma viagem ao passado com uma perna no futuro. O requinte está presente em cada detalhe apesar de ser um espaço dedicado à beleza do homem, aqui as mulheres também são bem-vindas. É um espaço acolhedor, onde se pode simplesmente ler um livro, jogar uma partida de bilhar ou beber uma boa bebida ao som de boa música. As noites de jazz fazem parte da rotina das quintas-feiras. A barbearia está aberta das 10 às 10 e a especialidade são os cortes tradicionais, tanto de barba quanto de cabelo. Uma das imagens de marca é o corte de toalha quente com utensílios portugueses de alta qualidade.

Lisboa

Barbearia Oliveira

Rua do Açúcar, Marvila

Há várias Barbearias Oliveira na cidade, mas esta é diferente das demais. Quem aqui vem pode não só cortar o cabelo ou fazer a barba mas também aproveitar para fazer uma tatuagem ou um piercing. As mulheres são bem-vindas e costumam frequentar e cortar o cabelo no estabelecimento. O atendimento é o grande cartão de visita das barbearias Oliveira. O convite veio do sócio que tem o seu estúdio de tatuagens, a DAMAGEINKORPORATION, no Beato, e o desafio foi aceite. A decoração puxa o underground, chegando a parecer uma viagem aos bairros londrinos onde o punk é quem mais ordena. O amor à arte de barbear dos irmãos Oliveira vai ainda mais longe, levando a técnica às ruas para barbear os sem abrigo.

Famalicão

Barbearia Pluma

Av. 25 Abril

É o ponto de encontro dos homens da cidade, a Pluma atrai os que querem cuidar da barba ou do cabelo, mas também os que querem pôr a conversa em dia. “É um clube de homens, basicamente aqui falamos de tudo o que os homens falam, assim como há espaços só para as mulheres, este também é um espaço só dedicado a homens”. Cada macaco no seu galho e Diego, dono do espaço, gosta de distinguir o conceito de barbearia do de cabeleireiro. Usam-se as técnicas tradicionais mas são capazes de dar asas a qualquer estilo. Famalicão certamente nunca mais foi a mesma desde que o espaço abriu e Diego diz-se feliz com o resultado final do investimento na arte que sempre adorou, mesmo quando era mais novo.

Porto

Barbearia Porto

Avenida dos Aliados

A Barbearia Porto existe desde 1946, o estilo é antigo mas o ar é moderno e as instalações estão renovadas. O negócio também é de irmãos, que já partilhavam há muitos anos a paixão pelas barbas e cabelo. Aberta há mais de um ano, movidos pela grande procura, aliada ao sonho dos irmãos, abriram o seu estabelecimento na rua mais emblemática do Porto. O preço de um corte de cabelo é 18 euros, enquanto a da barba é 14 euros. A Barbearia Porto atrai muitos turistas com vontade de dar um jeito à barba, mas há um carinho especial pelos clientes regulares com quem se vai criando amizade. Oferecem ainda o serviço de tatuagens e um atendimento personalizado com o som da bela pronúncia do Norte.

Lisboa

Barbearia Campos

Largo do Chiado

É uma das mais emblemáticas barbearias do país. O ar sério dos funcionários representa o rigor mas também o melhor do tradicionalismo português. Distinguem-se pela localização privilegiada, “pela qualidade das instalações, pelo nível e variedade dos serviços prestados e pela natureza da sua clientela”. Talvez uma das características que a diferencia das demais seja mesmo o histórico de clientes que frequentaram o espaço tais como Aquilino Ribeiro, Ramalho Ortigão, Eça de Queiroz, Almada Negreiros, Vitorino Nemésio, ou o Rei Carol II da Roménia, o Rei Humberto II de Itália, durante o período em que viveram no nosso país, D. Duarte Nuno de Bragança após o seu regresso a Portugal.