Ferro agradece aos heróis de Abril

Os capitães de Abril e em particular Salgueiro Maia, Zeca Afonso e Mário Soares tiveram lugar de destaque no discurso do presidente da Assembleia da República, que quis deixar um agradecimento especial aos heróis de Abril.

Ferro agradece aos heróis de Abril

"O triunfo da memória sobre o esquecimento, como sempre disse o grande Manuel Alegre, é um aspeto decisivo da vitória da Democracia", afirmou Eduardo Ferro Rodrigues, que aproveitou para anunciar a criação de um centro interpretativo do Parlamento no edifício da Casa Amarela, com auditórios, espaços interativos e livraria".

"É um sonho que nos cumpre contretizar. Será a porta principal para a Casa da Democracia", declarou Ferro Rodrigues, que dedicou o seu discurso à importância de trazer todos para a política.

"Estou convicto de que este novo tempo político tem ajudado a essa revalorização do Parlamento enquanto instância de negociação democtática e de representação dos portugueses", sublinhou Ferro, saudando os resultados de um barómetro europeu que recentemente revelou "uma inversão na tendência de desconfiança crescente nas instituições políticas da democracia".

Ferro Rodrigues destacou o trabalho que tem estado a ser feito na Assembleia da República relativamento ao projeto do Parlamento Digital, para tornar esta instituição mais próxima dos cidadãos, e na comissão para a transparência como contributos para a necessária credibilização da política.

De resto, Ferro acredita que também Marcelo Rebelo de Sousa é uma peça chave nesta política de reaproximação das pessoas à política.

"Estou certo de que o senhor Presidente da República tem tido também aqui um papel decisivo nesta recuperação da confiança nas instituições da democracia, através da sua magistratura de proximidade, leal, lúcida e afetuosa. E sobretudo através do seu permanente respeito pela Constituição", defendeu Ferro Rodrigues, que acha essencial encontrar fórmulas no projeto europeu que não estimulem os populismos.