Sociedade

Lembra-se como foi? Recorde o telejornal na RTP no 25 de abril de 1974 (vídeo)

O MFA controlou a estação pública e a emissão especial começou ao final da tarde

“Atenção senhores espectadores, muito boa tarde. A partir deste momento, o Movimento das Forças Armadas controla totalmente a rede emissora da Rádio Televisão Portuguesa. Dentro de momentos, transmitiremos uma edição especial do telejornal para a qual pedimos a vossa maior atenção”.

A edição começou 18.40 horas do dia 25 de abril de 1974 e prolongou-se até à madrugada, com os blocos informativos apresentados por Fernando Balsinha e Fialho Gouveia. Alfredo Tropa, realizador, comandou a edição. 

Foram eles a veicular as informações do MFA, a começar pelo apelo aos estabelecimentos comerciais para que fechassem portas, e saudaram o momento histórico que libertava o país do regime que há tantos o oprimia.

Militares e polícias deviam manter-se nos quartéis e “obedecer sem reservas” às Forças Armadas. “Avisa-se a Direção Geral de Segurança para não impedir a ação das Forças Armadas pois, de contrário, estas não hesitarão em aniquilar qualquer resistência que lhes seja oposta.”

Médicos e pessoal de enfermagem também eram chamados a deslocar-se aos hospitais e outros lugares de socorro, embora não se antecipasse necessidade de assistência.