Melhores condições de crédito

O Banco Central Europeu (BCE) defende que a concorrência no mercado bancário levou a uma melhoria nas condições oferecidas pelos bancos da zona euro no crédito às empresas no primeiro trimestre. 

Segundo o Inquérito sobre os Empréstimos Bancários na zona Euro, conduzido pelo BCE a 139 bancos da zona euro, houve uma descida de 2% (em termos líquidos) ao nível das taxas cobradas às empresas, depois de no último trimestre de 2016 estas terem aumentado.

O BCE informou que a principal causa para este alívio é o aumento da concorrência entre as instituições financeiras. No mesmo inquérito o BCE revela também que houve um recuo nos padrões do crédito concedido às famílias à habitação (-5%).

Os bancos antecipam que no segundo trimestre haja um 'endurecimento' nas condições pedidas para financiar as empresas e uma manutenção dos padrões dos créditos à habitação. As baixas taxas de juro na zona euro impulsionaram a procura de crédito por parte dos particulares, especialmente no segmento do crédito à habitação.

Ao longo dos últimos seis meses a política de compra de dívida por parte do BCE ajudou a melhorar a posição de liquidez dos bancos, bem como as condições de financiamento no mercado. Este inquérito do BCE é trimestral.